O que é Dermatite Atópica?

4 Flares Filament.io 4 Flares ×

dermatites

No post de hoje vou falar de um assunto de interesse para muitas mamães que passam por isso, mas não sabe o que é, quais os sintomas, o que causa. Eles vem e vão, aparecem muito nas dobrinhas, nas pálpebras, orelhas, cotovelos e etc.. Com o tempo começa a coçar e irritar os nossos bebês.

A Maria Eduarda tem desde bebezinha, mas só quando ela tinha 01 ano e alguns meses vim saber realmente o que é, qual a causa e sintomas. Sempre quando perguntava a pediatra, ela dizia que era por que a Duda era gordinha ou era cheias de dobrinhas ou por causa do calor, mas nunca passou exame, ou mandou procurar uma dermatologista para ver o que era. Por isso mamãe qualquer coisa que aparece no seu filho, e a pediatra não falar nada, procure outro, mas não deixe passar como não fosse nada, ou como uma simples coisa, porque as vezes pode ser o início de algo grave e quando cuidamos logo a chance de cura é melhor. Nesse caso da Duda, graças a Deus não é nada grave, mas poderia ter cuidado desde o principio… Fica esse alerta para todas as mamães…

COMO DESCOBRIR A D. A. NA DUDA:

Fui parar na emergência com a Duda, pois essas manchinhas vermelhas pelo corpo da Duda (que antes era só nas dobrinhas) vieram para o rosto, pálpebras e orelhas o que me assustou muito. Ela foi medicada e mandaram procurar uma dermatologista e pediram para suspender todos os produtos que usava nela como shampoo, perfumes, sabonetes, talco, hidratante e etc. Isso já me assustou muito, mil coisas passou pela minha cabeça.

Levei para a consulta com a dermatologista, que a diagnosticou com DERMATITE ATÓPICA, que explicarei melhor abaixo com pesquisas que fiz no Google e sobre o que a dermatologista informou.

DERMATITE ATÓPICA:

Tem início precoce, aparecendo geralmente no primeiro ano de vida. o prognostico é favorável na maioria dos casos, sendo que aproximadamente 60% das crianças apresentam diminuição ou desaparecimento completo das lesões antes da puberdade.

O QUE É DERMATITE ATÓPICA?

É uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Ela afeta geralmente indivíduos com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica. Essas três doenças são conhecidas como: TRÍADE ATÓPICA.

A CAUSA:

 A causa exata da D. A. é desconhecida, no entanto, sabe-se que ela não é uma doença contagiosa, e sim uma doença de origem hereditária.Uma criança que tem um dos pais com uma condição atópica (asma, rinite, alérgica ou Dermatite Atópica) tem aproximadamente 25% de chance de também apresentar alguma forma de doença atópica. 

CARACTERÍSTICAS:

 Na infância (0 a 2 anos), as lesões de pele são mais avermelhadas, e localizam-se na face e superfícies extensoras dos membros, nas dobras do cotovelo e atrás do joelho.

A pele seca é uma característica muito presente e representa um dos fatores que mais contribuem para a piora da D. A.

MEDIDAS GERAIS:

  • Evitar tudo que possa causar ressecamento na pele como: banhos muito quentes e demorados, uso excessivo de sabonetes e esponjas de banho.
  • Aplicar hidratante (apropriado para a D. A) logo após sair do banho (preferencialmente até 3 minutos após o término do banho). Reaplicar o hidratante pelo menos mais uma vez ao dia.
  • Evitar o uso de roupas de lã ou fibras sintéticas.
  • Evitar ambientes com poeira e tabagismo.
  • Os pais devem aprender a controlar a ansiedade, pois é muito comum a criança com DA ter o prurido “coceira” intensificado quando percebe essa ansiedade.

TRATAMENTO:

 Existem diversos medicamentos que ajudam no controle da D. A. As pomadas ou cremes de cortisona são muito eficaz no controle. No entanto, devem ser indicadas e usadas corretamente para se evitar efeitos colaterais a longo prazo.

No caso da Duda graças a Deus é simples, mas tem que manter o cuidado com a pele, passando muito hidratante no corpo, não esses hidrantes comuns, mas sim especifico para o tratamento da DERMATITE ATÓPICA.

A dermatologista Informou que se a bebê tomar mais de um banho por dia, não precisa que todos eles “banhos” tem que usar o sabonete no corpo todo, somente nas partes intimas, axilas, rosto e pescoço. Não precisa esfregar o sabonete, os banhos tem que ser de morno a frio, e não podem ser demorados.

Eles vão desaparecer com o tempo, mas enquanto isso, eles vão e vem… Trazendo aqueles vermelhidão para o corpo e até mesmo um pouco de coceira no local.

O hidratantes que estou usando na Duda é o Hydraporin, de 200 gramas, custou R$ 79,80. E a pomada Hidrocortisona quando aparecer as lesões avermelhadas na pele passo, mas antes passar o hidratante no corpo todo, e a pomada somente em cima das lesões, custou R$ 11,23

1019850 download

 

 

 

 

 

 

 

Desde que foi diagnosticada com a DERMATITE ATÓPICA uso todos os dias o hidratante na Duda (e repito a cada banho), a pomada só quando aparece o vermelhidão (só passo nela e depois do hidratante). A Maria Eduarda tem uma vida normal como qualquer outra criança, o que diferencie é que os produtos são específicos. Mas toda criança usa hidratante no corpo e pomadas nas assaduras.

Mirella Gonçalves é mãe da Maria Eduarda a quem se inspirou para criar o blog e dividir suas experiências como mãe de primeira viagem. Formada em Administração e pós graduada em Finanças Empresarial, empresária e blogueira.

Posted by

comment(s) via facebookComment via blog

5 commentsComment

  1. paularangon

    Bom dia, meu filho também passa por isso, já tentei milhares de sabonetes e pomadas. Agora estou em um dilema. O que usar para dar banho?? Nesse calor de verão, só melhorou com sabonete líquido Dove e também passo hidrocortisona pomada. Estou passando também um hidratante chamado Hidrakids e ele se deu muito bem, mas quando dão as crises, é um sufoco !!! Eu acabo chorando junto com ele. Ahhh queria poder ajudá-lo, mas o que fazer???

    Reply
    1. Você já usou o hidratante apropriado para Dermatite atópica?? Tente, eles ajudam muito mais do que os sabonetes, você usa o hidratante todos os dias, no minimo 3x ao dias e a pomada quando estiver irritado. Bjs lindona e espero tê-la ajudado.

      Reply
  2. marielesymone@gmail.com

    No caso quando tem vermelhidão e pq tá com infecção isso aí vi passa essa pomada.

    Reply
    1. Oi lindona, não é uma infecção. A Dermatite Atópica é uma doença crônica que causa inflamação da pele. Quando a pele aparece os vermelhidões, que geralmente vem com uma coceira, aí você passa a pomada durante esse vermelhidão está na pele, e assim que passar, suspende a pomada. Espero ter ajudado com a explicação. bjin!

      Reply

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *