Tabela Gestacional – Convertendo semanas em meses

1 Flares Filament.io 1 Flares ×

Antes de ser mãe, de passar por essa fase maravilhosa que é a gravidez, fica perdida ao perguntar uma grávida com quanto tempo ela estava e respondia com 22 semanas, e eu nem sabia ao certo quantos meses era, e ficava em saia justas de perguntar quanto era em meses, e também muitas grávidas não sabia como fazer essa conversão. Por isso resolvi fazer esse post para sanar algumas dúvidas de futuras mamães sobre a tabela gestacional e como funciona.

581845_432418396841041_1553244139_n

 

Os médicos usam como data base o último dia da menstruação, com essa informação que é calculada o tempo de gestacional, com esse método deixa claro o tempo exato da gestação. Mas, se você não tem uma tabelinha menstrual certinha, e não sabe a data da ultima menstruação, fique despreocupada, existem outra maneira de chegar a esse cálculo e algumas delas são:

  • Exame de sangue – Detectar o nível de HCG no sangue, que evolui de acordo com o passar da gestação;
  • Medição da altura ulterina – Pode ser verificada a partir da 12ª (décima segunda) semana de gravidez;
  • Ultrassom.

A cada ida ao G.O (ginecologista obstetra) você será informada o tempo gestacional em semanas e como informar a família de quanto tempo você está em meses. Antes de você ficar confusa fazendo os cálculos e no final não bater, fique calma, consideramos o mês com 4 semanas e dividindo isso a gestação teria 10 meses , mas, a verdade é que os meses tem de 30 a 31 dias, esse é o fator que fará gerar as 40 semanas e um período de 09 meses completos.

Ainda não conseguiu entender, vamos a tabelinha que ficará mas fácil de compreender e entender todo esse cálculo.

cats

O último mês varia muito, e nesse período atenção dobrado, pois qualquer momento o bebê pode nascer. Como o prazo varia o baby pode nascer até com 42 semanas de gestação, como mostra a tabela acima. Mas com o acompanhamento do G.O tudo sairá certinho com as orientações passadas por ele.

assinatura Mirella

Mirella Gonçalves é mãe da Maria Eduarda a quem se inspirou para criar o blog e dividir suas experiências como mãe de primeira viagem. Formada em Administração e pós graduada em Finanças Empresarial, empresária e blogueira.

Posted by

comment(s) via facebookComment via blog

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *